Relato sobre a experiência de implantação do NEABI no IFFluminense campus Santo Antônio de Pádua
Autores
Lívia Brasil Viana Matta
Aline dos Santos Portilho
Resumo
Nos últimos anos assistimos ao questionamento da forma tradicional de se produzir e transmitir conhecimentos dentro de nossas instituições educacionais. O modelo educacional que prioriza as concepções eurocêntricas de ciência tem sido discutido a partir de um movimento de valorização dos saberes e tradições de povos até então considerados primitivos. No Brasil a regulamentação das leis 10.639/03 e 11.645/08, foi um grande marco da política de reparação para a educação. O NEABI do campus Santo Antônio de Pádua surgiu em 2015 com o objetivo de se constituir em um centro de referência no apoio à promoção da cultura e da história afro-brasileira e indígena junto a grupos culturais e profissionais da educação de Santo Antônio de Pádua. O NEABI em seu cerne se constitui em um projeto de pesquisa e extensão. Para nos adequarmos a essa dupla demanda do projeto, adotamos como estratégia dividir suas ações em dois eixos principais que dialogam entre si. O primeiro eixo diz respeito à realização de pesquisas e sistematização de dados e referências sobre a cultura afro-brasileira e indígena local. O outro eixo tem como foco a realização de atividades de extensão que estabeleçam diálogo com a comunidade local, principalmente a comunidade negra vinculada aos grupos culturais, para, a partir desse diálogo, promover ações afirmativas que atendam as demandas dessa população. Nossa atuação no território contribuiu de forma significativa para a inserção do IFFluminense no cenário cultural paduano impactando positivamente na visão acerca da instituição junto aos grupos de cultura local, que identificam o IFFluminense como parceiro na valorização e promoção de suas práticas.