Relato sobre a experiência de implantação do NEABI no IFFluminense campus Santo Antônio de Pádua

Autores

  • Lívia Brasil Viana Matta
  • Aline dos Santos Portilho

Resumo

Nos últimos anos assistimos ao questionamento da forma tradicional de se produzir e transmitir conhecimentos dentro de nossas instituições educacionais. O modelo educacional que prioriza as concepções eurocêntricas de ciência tem sido discutido a partir de um movimento de valorização dos saberes e tradições de povos até então considerados primitivos. No Brasil a regulamentação das leis 10.639/03 e 11.645/08, foi um grande marco da política de reparação para a educação. O NEABI do campus Santo Antônio de Pádua surgiu em 2015 com o objetivo de se constituir em um centro de referência no apoio à promoção da cultura e da história afro-brasileira e indígena junto a grupos culturais e profissionais da educação de Santo Antônio de Pádua. O NEABI em seu cerne se constitui em um projeto de pesquisa e extensão. Para nos adequarmos a essa dupla demanda do projeto, adotamos como estratégia dividir suas ações em dois eixos principais que dialogam entre si. O primeiro eixo diz respeito à realização de pesquisas e sistematização de dados e referências sobre a cultura afro-brasileira e indígena local. O outro eixo tem como foco a realização de atividades de extensão que estabeleçam diálogo com a comunidade local, principalmente a comunidade negra vinculada aos grupos culturais, para, a partir desse diálogo, promover ações afirmativas que atendam as demandas dessa população. Nossa atuação no território contribuiu de forma significativa para a inserção do IFFluminense no cenário cultural paduano impactando positivamente na visão acerca da instituição junto aos grupos de cultura local, que identificam o IFFluminense como parceiro na valorização e promoção de suas práticas.

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Publicado

08-12-2017

Edição

Seção

Cultura