Projeto ConTEXTO: competências de leitura e escrita em foco
DOI:
https://doi.org/10.19180/2447-8180.v4n12020p249-262Palavras-chave:
Redação, ENEM, Textos, Leitura, EscritaResumo
Este trabalho visa relatar a experiência em Extensão do Projeto “ConTEXTO: Oficina de Leitura e Produção de Textos”, uma iniciativa cujo objetivo é contribuir para o desenvolvimento e o aperfeiçoamento de competências e habilidades de escrita - sendo a mais recorrente a redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) - dos estudantes de Ensino Médio do IFMG - Campus Ouro Branco, bem como demais interessados da região. Iniciada em 2017, esta empreitada vem buscando viabilizar diversas e variadas formas de interação (aulas presenciais e/ou a distância, orientação personalizada etc.) que facilitem o alcance da pretensão mencionada. Sendo amparada em perspectivas advindas especialmente da Linguística Aplicada, da Linguística Textual e da Análise do Discurso, a equipe dedica-se a uma abordagem do texto que o considera como prática social situada. A metodologia utilizada pelo Projeto busca englobar diversas ações, sempre pretendendo promover a interação entre os envolvidos no projeto, outros estudantes e demais interessados. No último ano, novas implementações foram realizadas no website do projeto, além de mais atendimentos presenciais e foi iniciada a criação de um aplicativo para o Projeto, de modo a incrementar seu alcance, reforçando, assim, o seu viés extensionista.Publicado
16-09-2020
Edição
Seção
Relato de experiência