Infográficos como Objetos de Aprendizagem no Ensino de Química
Resumo
Para autores como Modolo (2007) a possibilidade de criar uma mídia com fotografias e ilustrações permite a inserção de uma forma de comunicar-se com uma linguagem mais contextualizada e fácil de compreender. Desta forma, em virtude da dificuldade inerente na concepção de conceitos químicos por grande parte dos alunos do ensino médio, este trabalho teve como objetivo a confecção de infográficos para serem usados em sala de aula e consequentemente reforçar o processo de ensino e aprendizagem. Os infográficos tiveram como tema a contextualização das descobertas químicas da civilização chinesa. Os alunos do curso técnico em química do Colégio Borell du Vernay (Ponta Grossa-Pr) selecionaram imagens e informações para serem inseridos nos infográficos. Também foram selecionados vídeos que foram colocados na forma de “qrcodes” possibilitando assim a criação de um elemento interativo nos infográficos. Após edição e organização, os infográficos foram impressos em placas de MDF para que pudessem ser utilizados fisicamente na sala de aula. Os resultados obtidos demonstraram uma melhor contextualização de diversos conceitos químicos com a realidade do mundo dos alunos além de um debate crítico sobre a importância de uma civilização na construção do conhecimento cientifico e no desenvolvimento de nosso mundo. Concluímos que a utilização de uma linguagem mais visual e acessível torna o ensino de química mais atraente e o uso de infográficos se apresentam como uma solução simples e viável.Downloads
Publicado
04-07-2021
Edição
Seção
Banner - Educação e Ciências Sociais