O “Auto da paixão de Cristo”: a arte teatral como ferramenta de socialização da juventude
Abstract
O teatro é uma arte sentida de diversas formas, quem se envolve passa a ter uma visão mais ampla da sociedade, adquirindo um posicionamento mais aberto à diversidade cultural. Partindo desta premissa, esta pesquisa visa desenvolver uma análise, de como o teatro pode levar à socialização e envolvimento dos jovens, que muitas vezes têm dificuldade de interação, criando uma identidade por meio de ações positivas que promovem o desenvolvimento cênico contribuindo para a formação pessoal e social. No referencial teórico adotado na pesquisa destacaram-se os estudos de: Fonseca (2011), Silva (2014), junto com as pesquisas em sites como Scielo, Scopus e livros sobre a temática. Como metodologia utilizou-se uma pesquisa qualitativa com depoimentos de 20 jovens do grupo teatral “O Auto da Paixão de Cristo” da comunidade de Venda Nova, situada em Campos dos Goytacazes- RJ. Os jovens afirmam que a linguagem da expressão corporal é envolvente e contribuiu para o desenvolvimento social, pois compreendem vários níveis de interação simultâneos, que utiliza movimento, tempo e espaço. São acionadas todas as capacidades, cognitivas, físicas e afetivas, que se tornam distintas pelo uso rítmico e harmonioso, que se ajusta mutuamente transmitindo pensamentos e emoções. A peça teatral “O Auto da Paixão de Cristo” é uma opção de atividade para envolver as pessoas, que expressam sensações e sentidos em diversas dimensões, o teatro também se mostra como uma importante ferramenta social, que por meio dele, é possível ajudar o jovem no seu desempenho escolar e acadêmico. Como resultado ficou evidenciado que as contribuições que o teatro abarca, ajuda na construção de um ser humano mais sensível e mais crítico para lidar no mundo. Por meio do desenvolvimento do presente estudo, foi possível constatar que o teatro requer atividades realizadas em espaços que contribuam significativamente para dar vez e voz a todos os envolvidos.Downloads
Published
25-04-2021
Issue
Section
Banner - Educação, Arte e Cultura