Geografia e currículo: uma análise acerca do ensino médio integrado do Instituto Federal Fluminense Campus Campos Centro

Authors

  • Alene Silveira Leite
  • Wesley Pires de Souza

Abstract

O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma análise acerca do componente curricular de Geografia no Ensino Médio Integrado (EMI), especificamente, dentro do campus Campos Centro, do Instituto de Ciência, Educação e Tecnologia Federal Fluminense (IFF). Tendo como foco principal a estrutura curricular adotada dentro do referido estabelecimento de ensino, buscamos demonstrar como (e se) ocorre a integração entre as disciplinas, propedêuticas e profissionalizantes, a fim de concretizar uma formação de fato integral. No intuito de identificar as especificidades do Ensino Médio Integrado, a análise foi centralizada no espaço temporal pré e pós implantação do EMI – ocorrida em 2012. A relevância do estudo para os dias atuais é notável visto que, desde sua institucionalização via Decreto N.º 5.154/2004, muito se debate a respeito da eficiência e aplicabilidade desta modalidade de ensino. Neste trabalho, evidenciamos experiências de outros Institutos que adotaram o EMI e como estruturaram seus cursos e currículos, utilizando de métodos eficazes para promover a integração, bem como a preocupação tardia do IFF Campos Centro em estruturar cursos de fato integrados. Além disso, foi de intuito desvelar, via relato de experiências de professores e alunos de duas turmas do 3º ano do EMI, adquiridos mediante aplicação de questionários, as percepções dos atores envolvidos na estruturação e vivência do EMI, com o objetivo dar voz às demandas dos mesmos, contribuindo na construção das conclusões pertinentes à discussão em tela. Por meio de análise investigativa sobre produção teórica de diversos autores como Frigotto (2005, 2007, 2008, 2012, 2015, 2018), Ramos (2005, 2015), Ciavatta (2006), Callai (1999, 2001) e também do arcabouço legal e histórico, desenvolvemos esta pesquisa, visando contribuir para as discussões atuais a respeito desta temática.

Published

23-06-2021

Issue

Section

Banner - Educação e Ciências Sociais