Correlações entre Neurociência e Formação de Professores de Ciências: uma Revisão Sistemática Integrativa de Literatura
Abstract
Nos últimos 20 anos, houve um aumento relativamente expressivo do quantitativo de estudos científicos que aborda as contribuições da neurociência no ensino de ciências e discute o seu impacto na formação de professores. Por meio da revisão sistemática integrativa de literatura, método que reduz vieses na seleção e análise bibliométrica, são apresentados resultados parciais da pesquisa de doutorado em que será proposta uma sequência didática sobre o mecanismo da visão para professores em formação, em que foram analisadas as publicações indexadas nas bases de dados da Scielo, Scopus e Google Acadêmico, compreendidas entre 2009 a julho de 2020, a partir do uso dos termos descritores neuroscience e teaching science na língua inglesa e portuguesa. Após a adoção dos critérios de inclusão e de exclusão, foram inclusas 30 publicações, as quais foram lidas na íntegra e, em seguida, agrupadas em quatro categorias de análise: intervenção didática/ estratégias de ensino, revisão de literatura, neurociências e formação de professores e contribuições da neurociência na educação. A pesquisa revela que o quantitativo de publicações selecionadas sobre aplicação da neurociência em sala de aula e suas contribuições na educação corresponde a aproximadamente 56,7% dos estudos inclusos, tema de crescente interesse nos últimos cinco anos, principalmente no ano de 2019. Apesar da intensificação do número de publicações a respeito da temática nos últimos anos, o que revela um interesse crescente sobre a inserção do conhecimento neurocientífico na educação, a literatura sobre o tema no Brasil ainda é incipiente, o que corresponde a aproximadamente 0,5% da amostragem, indicando que constitui um campo de pesquisa muito profícuo.Downloads
Published
23-06-2021
Issue
Section
Banner - Educação e Ciências Sociais