Análise de Plataformas Web para Organização de Lições Multimídia Baseadas em Rotação Individual

Authors

  • G. J. N. Marinho Júnior
  • S.C.F. Batista

Abstract

Ensino Híbrido é uma abordagem que combina estratégias de ensino de sala de aula presencial comatividades realizadas com apoio de tecnologias digitais on-line, de forma integrada. Dentre os modelosdessa abordagem encontra-se o de Rotação, no qual se insere a categoria Rotação Individual quepropõe que o estudante tenha um roteiro de estudo personalizado. As lições multimídia (learningplaylists) têm origem nas concepções dessa proposta, sendo compostas por atividades que o alunopode desenvolver na ordem que desejar, sem ter que, necessariamente, cumprir todas. Nesse contexto,este trabalho tem por objetivo descrever a análise de quatro plataformas web que permitem organizarlições desse tipo. Para tanto, as plataformas foram identificadas e experimentadas. Todaspossibilitaram compor e compartilhar facilmente uma lição, embora com características diferentes.Observou-se, então, a existência de plataformas que podem facilitar a composição e a disponibilizaçãode lições que contribuam para atender necessidades de aprendizagem dos estudantes.

Published

01-04-2022

Issue

Section

Banner - Educação e Ciências Sociais