Permanência escolar dos idosos em tempos de pandemia da Covid-19: O papel das tecnologias e da afetividade

Autores

  • Lidiane Silva Torres
  • R. C. Istoé

Resumo

O presente trabalho apresenta apontamentos iniciais da pesquisa de mestrado sobre uma análise da permanência escolar dos idosos em tempos de pandemia da Covid-19, em uma escola da rede pública do município de Campos dos Goytacazes, RJ. Objetivamos compreender como e de que maneira as tecnologias e a afetividade podem influenciar na permanência dos idosos no processo de escolarização. Pensando isso, a pesquisa nos conduz a construir uma base argumentativa e analítica para entendermos a dimensão simbólica como um dispositivo que parece-nos influenciar positivamente na permanência Para isso, utilizamos como marcos teórico da educação popular em consonância com as ideias da educação popular, que tem nos possibilitado uma análise reflexiva da permanência na Educação de Jovens e Adultos, com destaque para os idosos, ao entender que há necessidades mais emergentes de se ampliar o debate sobre o cuidado com a permanência diante do contexto atual.

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Publicado

04-07-2021

Edição

Seção

Banner - Educação e Ciências Sociais