(RE)CONSTRUÇÃO DE SABERES MATEMÁTICOS: UMA PROPOSTA DE CURSO DE PRÉ-CALCULO NO MOODLE
Autores
Juliana Corrêa Pereira
Ludmilla Rangel Cardoso Silva
Carmem Lúcia Vieira Rodrigues Azevedo
Silvia Cristina Freitas Batista
Palavras-chave:
Pré-Cálculo. Cálculo Diferencial e Integral. Moodle.
Resumo
Presentes em diversos cursos do Ensino Superior, as disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral, em geral, representam um grande desafio para os estudantes. As dificuldades dos alunos, muitas vezes, estão diretamente relacionadas à falta de requisitos necessários. Diante desse contexto, este artigo tem por objetivo apresentar uma proposta de curso de Pré-Cálculo, desenvolvida por licenciandas em Matemática, sob a orientação de professoras de Cálculo. O referido curso está sendo estruturado no ambiente virtual Moodle e contempla tópicos matemáticos do Ensino Fundamental e Médio. Tendo em vista o objetivo descrito, discute-se, inicialmente, neste artigo, a questão das dificuldades nas disciplinas de Cálculo. A seguir, são descritos os procedimentos metodológicos adotados e, então, são apresentadas, resumidamente, as apostilas já elaboradas e os materiais selecionados, relativos a cada tópico (vídeos, objetos de aprendizagem, apostilas complementares). Visa-se disponibilizar materiais em diferentes mídias, de forma a contemplar diferentes estilos de aprendizagem.