RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: PERSPECTIVAS DA UTILIZAÇÃO DESTA METODOLOGIA EM ÁLGEBRA DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autores
Bruna Viana Villaça
Ana Kelly Nogueira Falcão
Mônica Souto da Silva Dias
Palavras-chave:
Resolução de Problemas. Educação Algébrica. Quadrado Mágico.
Resumo
Este artigo é fruto de uma pesquisa desenvolvida durante a elaboração de trabalho de conclusão do curso de Licenciatura em Matemática, cujo objetivo foi investigar a contribuição da metodologia Resolução de Problemas para introdução da notação algébrica. Para elaboração dos instrumentos de pesquisa e análise dos dados foi utilizada a concepção de produção de significado para a educação algébrica. O problema a ser investigado consistiu a determinação de uma configuração genérica para constituição de um quadrado mágico com três filas horizontais e três filas verticais, utilizando notação algébrica. A coleta de dados se deu a partir da experimentação de uma proposta didática, materializada num roteiro, com o objetivo de orientar o aluno na construção de notação algébrica para a configuração de um quadrado mágico3x3. A análise dos dados indicou que tal metodologia pode propiciar legitimidade e adequação da notação algébrica, possibilitando a construção de significado para a mesma, pelos alunos.