A MATEMÁTICA E A MÚSICA EM SINTONIA NA SALA DE AULA

Autores

  • Príscila Gomes Olegário
  • Ana Paula Rangel de Andrade

Palavras-chave:

Música. Frações. Mínimo múltiplo comum. Interdisciplinaridade.

Resumo

As relações entre a Matemática e a Música podem ser observadas desde a Antiguidade nos experimentos de Pitágoras com o monocórdio até os dias de hoje com as novas tecnologias musicais. Percebe-se uma estreita ligação entre essas duas “artes” na observância de padrões rítmicos e melódicos, nas proporções entre os valores das figuras musicais dentre outras associações, o que possibilita ao professor um trabalho interdisciplinar em sala de aula. O objetivo da proposta didática apresentada é trabalhar o conceito de fração e de mínimo múltiplo comum por meio dos tempos das notas musicais e da marcação dos compassos. Para isso são utilizados vídeos, slides, material impresso, instrumentos musicais e o próprio corpo. Atividades de criação e jogos também fazem parte dessa proposta que se destina a alunos do Ensino Médio.

Downloads

Publicado

04-11-2013

Edição

Seção

Minicursos