O ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: A CONSTRUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO COM VISTAS À INCLUSÃO
Autores
Márcia Valéria Azevedo de Almeida Ribeiro
Bruno Fillipe Gomes da Silva
Sara Gomes da Silva de Almeida
Palavras-chave:
Educação Inclusiva. Material Especializado. Aprendizagem.
Resumo
Partindo do pressuposto de que a deficiência visual não impede que o aluno mobilize suas capacidades cognitivas na produção de conceitos significativos e que a utilização de material concreto facilita o seu aprendizado, o presente minicurso tem como objetivo destacar a importância da construção e aplicação de materiais didáticos especializados para deficientes visuais, voltados para o ensino de Matemática. No plano legal, a escola deve buscar adaptar-se às novas diretrizes, permanecendo atenta às necessidades educativas dos alunos, identificando suas principais dificuldades e buscando criar alternativas que proporcionem a inserção desses sujeitos em processo de aprendizagem ao contexto escolar. No caso específico dos deficientes visuais, cabe à escola e a seus professores desenvolverem condições de acesso aos saberes considerados essenciais para que esse aluno avance na construção dos conhecimentos. A utilização do material didático tem se revelado como um diferencial no processo de escolarização dos alunos com deficiência visual.