PRÁTICAS DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE CONTAGEM

Autores

  • Paulo Jorge Magalhães Teixeira

Palavras-chave:

Educação Matemática. Problemas de Contagem. Formação de Professores de Matemática. Conhecimento Matemático para o Ensino. Currículos de Matemática.

Resumo

Este trabalho é recorte de pesquisa que envolveu formação continuada de 20 professores que ensinam Matemática na Educação Básica, apresentando resultados após reflexões e discussões do grupo acerca da prática docente relativa à introdução de conceitos de combinatória no Ensino Fundamental, priorizando não usar fórmulas. O propósito foi redefinir práticas relativas ao ensino e aprendizagem desses conceitos valendo-se do desenvolvimento do raciocínio combinatório para a construção e exploração de diferentes representações para obter o quantitativo e todas as possibilidades que atendem à solução de um problema de contagem. A metodologia Design Experiments, segundo Cobb et al (2003), norteou a fase de intervenção de nossa pesquisa.Na fundamentação teórica, relativamente aos conhecimentos de domínio do professor consideramos as categorias estabelecidas por Shulman (1986) quanto aos conhecimentos de conteúdo específico, pedagógico e curricular, em um ambiente de estudo de inovações curriculares.

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Publicado

04-11-2013

Edição

Seção

Comunicações