SCRATCH E MATEMÁTICA: DESENVOLVIMENTO DE UM OBJETO DE APRENDIZAGEM

Autores

  • Silvia Cristina Freitas Batista
  • Carlos Bruno Freitas Baptista

Palavras-chave:

Scratch. Matemática. Objeto de Aprendizagem. Sistemas Lineares.

Resumo

Objetos de aprendizagem (OA) são recursos que visam apoiar a atividade pedagógica, contribuindo para a compreensão de conteúdos diversos. Na Matemática, em particular, tais objetos favorecem visualizações e investigações. Nesse contexto, o presente trabalho visa apresentar o OA S.Lineares 2x2, destinado ao estudo de sistemas lineares, desenvolvido em linguagem Scratch. Essa linguagem de programação foi criada no Massachusetts Institute of Technology (MIT) e permite criar jogos, histórias animadas e outros programas interativos. Tendo em vista o objetivo proposto, inicialmente, caracteriza-se a linguagem Scratch e, a seguir, focaliza-se, brevemente, o uso da mesma na Matemática. Apresenta-se, então, o OA S.Lineares 2x2 e promove-se a análise dos resultados de uma primeira avaliação de qualidade do mesmo.

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Publicado

04-11-2013

Edição

Seção

Comunicações