SCRATCH E MATEMÁTICA: DESENVOLVIMENTO DE UM OBJETO DE APRENDIZAGEM
Autores
Silvia Cristina Freitas Batista
Carlos Bruno Freitas Baptista
Palavras-chave:
Scratch. Matemática. Objeto de Aprendizagem. Sistemas Lineares.
Resumo
Objetos de aprendizagem (OA) são recursos que visam apoiar a atividade pedagógica, contribuindo para a compreensão de conteúdos diversos. Na Matemática, em particular, tais objetos favorecem visualizações e investigações. Nesse contexto, o presente trabalho visa apresentar o OA S.Lineares 2x2, destinado ao estudo de sistemas lineares, desenvolvido em linguagem Scratch. Essa linguagem de programação foi criada no Massachusetts Institute of Technology (MIT) e permite criar jogos, histórias animadas e outros programas interativos. Tendo em vista o objetivo proposto, inicialmente, caracteriza-se a linguagem Scratch e, a seguir, focaliza-se, brevemente, o uso da mesma na Matemática. Apresenta-se, então, o OA S.Lineares 2x2 e promove-se a análise dos resultados de uma primeira avaliação de qualidade do mesmo.