A AUTOBIOGRAFIA E O ENSINO DE GEOGRAFIA NA EJA: UM ESTUDO DE CASO NO COLÉGIO ESTADUAL NILO PEÇANHA

Authors

  • Vanessa Barbosa Sales
  • Gilmar Santos Costa

Keywords:

autoconhecimento, identidade, lugar, paisagem e território.

Abstract

A autobiografia é um recurso de potencialidades simbólicas interdisciplinares. No ensino da Geografia constitui uma importante ferramenta para a abordagem de alguns conceitos como o “lugar”, a “paisagem” e o “território” que se relacionam com a identidade do educando, especialmente os educandos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Desta forma, com base em experiências de sala de aula, este trabalho objetivou mostrar como o professor pode trabalhar os conceitos supracitados na EJA por meio da autobiografia, bem como pode utilizar esse recurso como forma de conhecer as individualidades dos alunos que compõem esse público. Foi possível constatar que a produção orientada de texto cumpriu uma importante função no processo de aprendizagem, dando concretude aos conceitos abstratos trabalhados e estimulando a participação interativa entre os alunos.

Published

26-09-2017