Cruz e Sousa: transitando entre o cânon literário, as relações étnico-raciais e os livros didáticos de literatura*
Keywords:
Cruz e Sousa, Bakhtin, Relações étnico-raciaisAbstract
À luz dos referenciais teóricos de análise de práticas discursivas, este trabalho teve o objetivo de investigar a perspectiva do Simbolismo, em Cruz e Sousa, conforme alguns livros de literatura utilizados no Ensino Médio. Do ponto de vista metodológico, o material usado foi selecionado a partir de três coleções aprovadas na última avaliação do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD/ 2015). Os resultados da pesquisa evidenciaram o interdito (Foucault) frente às diversas questões levantadas pelo poeta Cruz e Sousa, especialmente àquelas dialogicamente (Bakhtin) voltadas à luta que travou contra a escravidão e em prol da valorização e reconhecimento do negro como ser humano. Nesse sentido, a pesquisa permitiu passar em revista não só o reducionismo implicado no cânon literário indicado aos alunos do ensino médio, mas também a discriminação do negro na construção da identidade nacional.Downloads
Published
26-09-2017
Issue
Section
Communications