A Educação a Distância (EaD) e os princípios rizomáticos de Deleuze e Guattari

Authors

  • Janete Araci do Espírito santo
  • Geucineia de Souza Pencinato

Keywords:

Aprendizagem. EaD. Rizoma

Abstract

Este trabalho tem como objetivo discutir as características da EaD e suas fundamentações relacionadas aos princípios fundamentais do rizoma de Gille Deleuze e Félix Grattari. O significado da EaD consiste na relação educativa estabelecida entre o aluno e o professor de uma forma não direta, mas mediada pelas tecnologias. Assim, destaca-se, como premissa fundamental para se entender o século XXI, a questão do processo de ensino e de aprendizagem nas várias modalidades de ensino, situando o aluno no cenário contemporâneo do qual faz parte e onde atua. Um novo estilo de aprendizagem acontece com a presença da tecnologia na vida dos cidadãos, em interface com os processos educativos num território, espaço, que pode ser chamado de Ambiente Virtual de Ensino/Aprendizagem (AVEA), onde está disponibilizada uma nova modalidade de ensino chamada de ensino a distância (EaD). O processo de ensino neste ambiente remete-nos à ideia do rizoma. Idealizar a Educação a Distância como um processo rizomático parece-nos bastante coerente, pois tanto rizoma quanto EaD apresentam ramificações, interconexões, muitas portas de entrada e muitos elementos que o compõem. Nessa perspectiva a EaD, em sua forma potente e ágil para democratizar o conhecimento, exibe seu funcionamento rizomático.

Published

26-09-2017