O texto na escola: via de acesso à construção da subjetividade

Autores

  • Lucia Helena Lopes de Matos

Palavras-chave:

escrita, leitura, cognição

Resumo

Este trabalho pretende meditar sobre as seguintes questões: Nosso aluno é orientado a construir sua autonomia na produção e compreensão/ interpretação do texto? Tem ele domínio dos esquemas cognitivos que o autorizam a desempenhar a função de estrategista em suas práticas de autoria e recepção de textos? Sabe ele que aprender a aprender exige que se aprenda a pensar dando conta dos mecanismos que nos habilitam a ter um melhor desempenho na escrita e na leitura?Concluímos, depois de algumas reflexões, que o professor, no papel de mediador, deve atuar para que a aprendizagem ajuste, amplie ou modifique os esquemas prévios trazidos pelo aluno.

Biografia do Autor

  • Lucia Helena Lopes de Matos
    Doutora em Letras – Área de concentração: Língua PortuguesaProfessora-adjunta da FACHA (Faculdades Integradas Helio Alonso)

Downloads