A produção da leitura sob a perspectiva dos códigos linguísticos: alunos de um curso Proeja em foco
Palavras-chave:
Leitura. Narrativas. Proeja.Resumo
Este trabalho teve por objetivo reconhecer as condições sociais de produção da leitura sob a perspectiva dos códigos linguísticos. Os dados foram obtidos através da coleta de narrativas orais produzidas por 30 alunos de um curso PROEJA, do Instituto Federal Fluminense – campus Itaperuna. Como metodologia de investigação, foi realizada uma pesquisa de campo com uma abordagem qualitativa e com objetivos de cunho exploratório e investigativo. As narrativas foram analisadas com o suporte do software Atlas TI, à luz da teoria dos códigos linguísticos, do sociólogo inglês Basil Bernstein (2011; 1996; 1987; 1981). Como resultado, observou-se que a maior parte dos discentes se orienta pelo código restrito, código considerado de não prestígio pela escola, o que, segundo Bernstein, faz com que se perpetue a segmentação entre os autorizados e os excluídos pelo universo escolar. Palavras-chave: PROEJA; leitura; códigos linguísticos.Downloads
Publicado
26-09-2017
Edição
Seção
Comunicações