Histórias em quadrinhos na Web 2: processo contínuo de construção e transformação

Autores

  • Carla Sarlo Carneiro Chrysóstomo

Palavras-chave:

Web 2. Letramento. Interatividade.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo suscitar mudanças nas estratégias metodológicas de ressignificação da aprendizagem através da construção de histórias em quadrinhos na web 2 em busca da interação da literatura com o aplicativo bitstrips. A escola com seu papel cosmopolita precisa imergir o seu aluno em um universo repleto de textos multimodais e multissemióticos ampliando a possibilidade de promover significações, evitando a passividade, adestramento e domesticação. A metodologia utilizada nesta pesquisa qualiquantitativa utiliza alunos do curso Formação de Professores e alunos do Ensino Fundamental I de uma escola estadual na cidade de Campos dos Goytacazes-RJ, na articulação da teoria com a prática. Foram coletados dados nas turmas do 5º ano do Ensino Fundamental I, de uma escola estadual, na cidade de Campos dos Goytacazes-RJ, que impulsionaram essa pesquisa em busca de práticas pedagógicas visando a formação de produtores leitores. Verifica-se um grande percentual de crianças copistas com ínfimas produções textuais, de ausência familiar e de repetência. Integrar ferramentas digitais no currículo das disciplinas atende às necessidades do aluno contemporâneo e ao mesmo tempo redimensiona o contexto educacional de forma interdisciplinar e dinâmica, à medida que ocorre a coletividade em um meio de comunicação formando uma teia de relações interativas.

Downloads

Publicado

26-09-2017