Pesquisa Nacional de Egressos da Rede Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

Autores

  • Carlos Artur de Carvalho Arêas
  • Heise Cristine Aires Arêas
  • Elaine Rodrigues Figueiredo Gonçalves
  • Érica de Lima Gallindo
  • Jonathan Velasco da Silva
  • Natanael de Araújo Silva
  • Nilva Schroeder
  • Simone Souto da Silva Oliveira

Resumo

Proposta pelo Instituto Federal Fluminense em maio de 2016 em solicitação de Termo de Execução Descentralizado (TED 4536), a pesquisa Nacional de Egressos da Rede Federal de Educação, Ciência e Tecnologia indica a importância da coleta de informações sobre as ações das Instituições da Rede Federal e estabelece para seu objetivo a construção de ferramenta para a apropriação de informações sobre as atividades desenvolvidas por essas instituições.  Um dos seus principais propósitos foi mapear elementos que pudessem contribuir na análise dos processos de expansão e democratização da educação profissional e tecnológica, na construção de ferramenta para a apropriação de informações sobre as atividades desenvolvidas por essas instituições. Em um momento anterior, uma pesquisa análoga foi realizada em âmbito nacional, tendo como universo os egressos dos cursos técnicos de nível médio das Instituições Federais, do período de 2003 a 2007, e teve por objetivo analisar a formação técnica. O trabalho atual, amplia tal perspectiva de avaliação, entendendo a permanência e o êxito como um indicativo da qualidade da educação, considera crucial identificar fatores que contribuem e que dificultam a permanência e a possível relação desses fatores com o êxito nos cursos, no contexto desta pesquisa expresso nos dados de conclusão. Com os resultados da pesquisa as instituições poderão tomar decisões e  estabelecer ações estratégicas para o fortalecimento e/ou a recondução de seus  processos, para que suas propostas pedagógicas traduzam os princípios políticos  pedagógicos que favoreçam a permanência e o êxito dos estudantes, reafirmem o compromisso institucional com a democratização do  acesso, a promoção das condições de permanência e êxito e, por  consequência, o alargamento das possibilidades de inserção sócio  profissional indicarão a qualidade da educação em sua dimensão social. A equipe foi formada por sete servidores da Rede Federal, com experiência em pesquisa, vinculados às áreas de: educação, informática e estatística, de acordo com a Portaria nº 080, IFF - 17 de janeiro de 2017. Contou com a participação de 10 bolsistas de Desenvolvimento Acadêmico e Apoio Tecnológico, alunos de cursos superiores do IFF, que foram selecionados por meio do Edital nº 212 - IFF, 6 de dezembro de 2016.

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Publicado

12-07-2023

Edição

Seção

Versão digital completa - Páginas Espelhadas

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