Ampliação e redução: uma visão homotética de semelhança
Autores
Aline Nogueira Rocha
Ana Mary Fonseca Barreto de Almeida
Karine Calil da Cruz
Luana de Sousa Vieira
Márcia Valéria Azevedo de Almeida Ribeiro
Palavras-chave:
Ampliação, Redução, Semelhança, Homotetia
Resumo
O presente minicurso tem o objetivo de desenvolver uma visãohomotética de semelhança. Com a preocupação centrada no ensino e na aprendizagem da Geometria, tendo em vista as inúmeras dificuldades ou obstáculos colocados para se ministrar tal disciplina, serão propostas atividades motivadoras com a utilização de recursos didáticos diversos tais como: emborrachado, canudinhos, tachinhas, régua, compasso, papel manteiga e papel quadriculado. Neste minicurso, os participantes terão a oportunidade de ampliar e reduzir diversas figuras, utilizando dois métodos: primeiramente, o quadriculado e, por seguinte, a homotetia, desenvolvendo, intuitivamente, a idéia de semelhança de polígonos.
Biografia do Autor
Aline Nogueira Rocha
Professora de Matemáticado Colégio João Paulo II.
Ana Mary Fonseca Barreto de Almeida
Especialista em Matemática Superior pela USS. Professora do CEFET Campos. Professora da UNIFLU/FAFIC. Professora da Escola Municipal Ângelo Faez.
Karine Calil da Cruz
Professora de Matemáticado Centro Educacional de Cultura Afro-Brasileira (CECAB).
Luana de Sousa Vieira
Professora de Matemática do Colégio Paulo VI.
Márcia Valéria Azevedo de Almeida Ribeiro
Mestre em Educação Matemática. Professora do CEFET Campos, da UNIFLU/FAFIC/FDC, da UCAM Campos, e do C. E. Julião Nogueira.