Ensino e aprendizagem de Geometria Espacial: uso de material manipulável e software no desenvolvimento da habilidade de visualização espacial
Autores
Carla Antunes Fontes
Carina da Silva Gomes
Carina da Silva Gomes
Karine Gomes Barreto
Karine Gomes Barreto
Palavras-chave:
Geometria Espacial, Educação Matemática, Habilidade de visualização espacial, Material concreto, Educação e tecnologia
Resumo
Neste minicurso serão propostas atividades que facilitem o ensino e a aprendizagem de Geometria Espacial, promovendo o desenvolvimento da habilidade de visualização espacial. Para este fim, serão utilizados materiais concretos e o software Wingeom. Segundo Kaleff (2003), a habilidade de visualização espacial é imprescindível para o entendimento dos conceitos de Geometria Espacial, tanto para o professor quanto para o aluno. Por outro lado, Lima (2001) afirma que, nos livros didáticos, a Geometria Espacial é tratada de modo insatisfatório, sendo o estudo de áreas e volumes predominantemente aritmético. Há, então, uma lacuna entre a habilidade de visualização espacial e a construção de conceitos em Geometria Espacial que precisa ser preenchida.
Biografia do Autor
Carla Antunes Fontes
Mestre em Matemática Aplicada (UFRJ), professora do IF Fluminense