Problematizando a História da Matemática

Autores

  • Ana Paula Rangel de Andrade
  • Vera Lucia Fazoli da C. F. Viana

Palavras-chave:

História da Matemática, Educação Matemática, Ensino e Aprendizagem, Recurso Metodológico

Resumo

A História da Matemática é apresentada em alguns livros didáticos como nota de rodapé, ou seja, o seu significado não ultrapassa ao de uma história com poucas informações e algumas curiosidades. Pretende-se neste encontro, discutir a História numa perspectiva investigatória, entendendo que a Matemática é um produto cultural, construída por pessoas reais afetadas pelos contextos culturais de sua época. Sendo assim, existe o interesse pelo produto final, mas, sobretudo pelo processo histórico de construção desse conhecimento. Defende-se a História da Matemática em sala de aula como estratégia de aprendizagem num trabalho sistemático de atividades que levem o estudante a refletir, construir e reconstruir conceitos.

Biografia do Autor

  • Ana Paula Rangel de Andrade
    Especialista em Educação Matemática (FAFIC), professora do IF Fluminense
  • Vera Lucia Fazoli da C. F. Viana
    Mestre em Educação Matemática (USU), professora aposentada do IF Fluminense e da rede estadual de ensino, professora da UCAMCampos, da FMC e do UNIFLU/FAFIC

Downloads

Publicado

06-02-2012

Edição

Seção

Minicursos