Mapeamento das monografias da Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense, no período de 2005 a 2015
Keywords:
Monografias. Licenciatura em Matemática. Mapeamento.Abstract
Nos últimos quinze anos, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense tem ofertado o curso de Licenciatura em Matemática e, nesse tempo, têm-se produzido muitas pesquisas por parte dos licenciandos, nas suas monografias ou trabalhos de conclusão do curso. Identificar e analisar as tendências temáticas dessas pesquisas, permitirá delinear um panorama da produção acadêmica, representada pelas monografias, da Licenciatura em Matemática. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo apresentar uma síntese do mapeamento das monografias da Licenciatura em Matemática, no período de 2005 a 2015. Para tal, realizou-se um levantamento bibliográfico dos resumos das monografias, disponíveis na biblioteca da Instituição, buscando contemplar informações gerais como: título, autores, linha de pesquisa, ano e, também, informações específicas, tais como: foco temático, objetivos do estudo, referencial teórico, processos metodológicos, resultados obtidos e contribuições para a área. Foram consideradas 56 monografias e a Análise de Conteúdo foi a metodologia usada para se obter os diagnósticos e interpretações dos dados obtidos com o material coletado. Ao realizar as leituras e o fichamento dos resumos, percebeu-se que a busca de recursos para o ensino e aprendizagem de Matemática encontrava-se no foco das temáticas das pesquisas. Observou-se, também, que dentre os recursos, o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação está presente na maior parte dos trabalhos analisados. Os dados mostram uma carência nas pesquisas com outros recursos como, a Modelagem Matemática, a Resolução de Problemas, a Etnomatemática e a Contextualização, bem como trabalhos com os temas de Estatística e Matemática Financeira. Os resultados apresentados foram satisfatórios na maioria das pesquisas, possibilitando aos atuais licenciandos dar continuidade a alguns trabalhos ou prosseguir com novas idealizações.Downloads
Issue
Section
Communication abstracts