Resolução de Problemas no ensino de Álgebra: a análise de duas coleções de livros didáticos
Keywords:
Resolução de Problemas. Ensino e Aprendizagem de Álgebra. Livro Didático.Abstract
A partir do final dos anos 70, a Resolução de Problemas começou a ganhar importância destacada no ensino e na aprendizagem de conceitos e procedimentos na Matemática escolar. A metodologia Resolução de Problemas é utilizada então com a finalidade de otimizar a aprendizagem da Matemática escolar. Nessa perspectiva, os problemas propostos pelo professor devem funcionar como instrumentos para que o aluno assuma um papel ativo e participante em sua aprendizagem. Por outro lado, por conta das dificuldades intrínsecas à aprendizagem dos conceitos e procedimentos algébricos, consequências decorrentes da natureza formal e extremamente abstrata desta área da Matemática, têm surgido diversas pesquisas na área de Educação Matemática que sugerem o uso da Resolução Problemas como metodologia para o ensino e a aprendizagem de conceitos e procedimentos da Álgebra pelo aluno. Assim, diante das questões levantadas acima e da prática docente da própria pesquisadora, ao utilizar o livro didático na sala de aula, propõe-se como questão norteadora para esse trabalho a seguinte pergunta: Como os conceitos e procedimentos relacionados à Álgebra são apresentados nos livros didáticos de Matemática do Ensino Fundamental no que tange ao uso da Resolução de Problemas como estratégia de ensino? Para isso, foram analisadas duas coleções de livros didáticos do 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental indicadas pelo Plano Nacional do Livro Didático – 2014, com a finalidade de averiguar se elas contemplam os princípios que regem a Resolução de Problemas como metodologia de ensino e de aprendizagem na abordagem dos conteúdos algébricos. Como conclusão, foi verificado que ambas as coleções de livros didáticos utilizam a metodologia de ensino Resolução de Problemas, entretanto a coleção dos autores Imenes & Lellis se destaca na maneira como utiliza e desenvolve questões baseadas em tal metodologia.Downloads
Issue
Section
Communication abstracts