Apresentação

Autores

  • - -

Resumo

III SEMANA DAS LICENCIATURAS e I Encontro PIBID: "LICENCIATURA: DIÁLOGO ENTRE FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE" A III Semana das Licenciaturas do IFFluminense campus Campos Centro apresenta, neste ano de 2014, o tema "Licenciatura: diálogo entre Formação e Prática Docente", com a finalidade de oportunizar reflexões em torno da formação do professor e de sua prática educativa, ciente de que o campo da Educação é um processo de construção permanente, permeado pela dialeticidade do debate. Ao longo do tempo da história da educação, muito se tem discutido sobre o tema Licenciatura. Neste universo temático consideram-se de grande relevância dois aspectos fundantes deste debate: a formação, seja inicial e/ou continuada dos professores para a educação básica e as práticas vivenciadas no contexto das Instituições formadoras. Para tanto, o tema "Licenciatura: diálogo entre Formação e Prática Docente" desdobra-se nos seguintes questionamentos que nortearão o debate: Como se articulam os saberes no contexto dos cursos de Licenciatura para a educação básica? Qual o papel da Prática como componente curricular e Estágio Curricular Supervisionado no currículo das Licenciaturas? Quais os desafios da Formação de Professores para Educação Profissional e Tecnológica? Como articular as tecnologias de informação e comunicação com a prática docente? Qual o significado da pesquisa nos cursos de Licenciaturas? Como se articulam os programas nacionais de valorização da formação de professores com a prática docente (PIBID-LIFE- PARFOR- PET)? Como caminha a Educação a Distância para a formação inicial e continuada de professores? Como preparar os licenciandos para uma Educação Inclusiva? Este evento objetiva: Promover a discussão sobre o processo de Formação inicial e continuada dos professores para a educação básica. Discutir sobre o papel da Prática como componente curricular e o Estágio Curricular Supervisionado nas Licenciaturas tomando como referência a proposição legal e a vivência curricular. Promover a reflexão acerca da integração das tecnologias à Prática docente. Discutir sobre o papel da pesquisa como um dos eixos formadores nos Cursos de Licenciatura. Refletir sobre os desafios da formação de Professores para a Educação Profissional e Tecnológica. Apresentar as experiências com os Programas Nacionais de Formação de Professores (PIBID-LIFE-PARFOR). Discutir a Educação a Distância na Formação inicial e continuada dos professores para a Educação Básica. Refletir sobre Educação Inclusiva. Eixos Temáticos: O processo de formação inicial e continuada de professores para a educação básica. Prática como componente curricular e Estágio Curricular Supervisionado. Formação de Professores para Educação Profissional e Tecnológica. Tecnologias de Informação e Comunicação no âmbito da prática docente. A Pesquisa nos cursos de Licenciaturas. Programas nacionais de valorização da formação de professores (PIBID-LIFE- PARFOR- PET). Formação de professores e Educação a Distância. Formação de professores e Educação Inclusiva.