A construção coletiva do Fórum Permanente dos Cursos Normal Médio, Pedagogia e Licenciaturas a partir do Seminário Municipal de Política e Gestão da Educação
Palavras-chave:
Construção Coletiva. Fórum permanente. PermanênciaResumo
O I Seminário Municipal de Política e Gestão da Educação, realizado em junho de2016 em Campos dos Goytacazes-RJ, teve como tema “O Movimento da EscolaBásica rumo às Licenciaturas: um diálogo necessário com as Instituições de EnsinoSuperior”. Seu objetivo geral foi a elaboração de um protocolo de intenções visando àcooperação técnico-científica, educacional e cultural entre os Grupos de Trabalhoparticipantes para o desenvolvimento e execução conjunta de programas e projetoscom vistas ao cumprimento do Plano Municipal de Educação (PME). O enfoque dessacomunicação é relatar o caminho percorrido pelo Grupo de Trabalho nº. 5 (GT5),Permanência na Educação, que teve em sua composição os grupos de estudos doObservatório de Educação da UENF e do Núcleo de Estudos sobre Acesso ePermanência da Educação do IFFluminense. O primeiro encontro do GT5 teve opropósito de pensar e planejar ações para elevar o número de concluintes; ampliar apermanência escolar dos alunos; melhorar a qualidade da educação ofertada nomunicípio. Para compor o GT foram convidados alunos, professores, gestores,lideranças estudantis, pedagogos, psicólogos, assistentes sociais, família ouresponsável por aluno, o que resultou um total de trinta e cinco adesões. Para orientara condução dos trabalhos do GT foram utilizadas três estratégias: a conversaçãocriativa, a escuta sensível e a autoestima. Nos demais encontros, o grupo discutiu apermanência simbólica e material e a sistematização de algumas propostas para oprotocolo de intenções, que foi apresentado no dia do Seminário. O GT5 consideraque a mobilização dos alunos das licenciaturas pode contribuir para ampliar apermanência e o êxito dos alunos do ensino fundamental e médio e propõe aimplantação de um Fórum permanente dos Cursos Normal Médio, Pedagogia eLicenciaturas do Município.Downloads
Edição
Seção
Comunicações Orais