A utilização do vídeo no ensino de Biologia
Palavras-chave:
Ensino de Biologia. Vídeo. AprendizagemResumo
Este Trabalho tem como objeto de pesquisa a utilização do vídeo como ferramenta pedagógica para o ensino de biologia no Ensino Médio. Destaca a utilização de vídeos no contexto da aula como uma das alternativas pedagógicas que podem contribuir para a aprendizagem significativa dos alunos. Desenvolve-se em quatro etapas: 1º) seleção e indicação de seis temas na área de biologia para serem trabalhados com a utilização dos vídeos; 2º) seleção e edição dos seis vídeos a serem utilizados nas aulas de biologia do ensino médio; 3º) elaboração de roteiros de aulas, acompanhando cada vídeo, 4º) validação dos vídeos selecionados. O roteiro das aulas consideram os seguintes aspectos: a) abordagem interdisciplinar dos conteúdos; b) possibilidade de aprofundamento teórico-prático dos temas; c) contextualização da temática fílmica. Na etapa atual, foram selecionados 09 temas e 13 vídeos acompanhados dos respectivos roteiros. A validação, de um dos temas, foi realizada em seis turmas de segundo ano do Ensino Médio durante duas horas\aula em cada turma. Os alunos, após a aula, responderam a um questionário sobre o tema em questão - sistema cardiovascular. No total, 226 alunos participaram do processo de validação, sendo que 139 assistiram aos vídeos antes de responderem o questionário ao fim da aula e 87 responderam o questionário sem a utilização dos vídeos durante a aula. O questionário foi composto por três questões de múltipla escolha e duas questões discursivas de maior complexidade por exigirem um nível mais elevado de compreensão e síntese. Obteve-se como resultado final a diferença de 8,9%, de acertos, entre os que assistiram ao vídeo e os demais. Os resultados apontaram que os vídeos tiveram uma função importante para aprendizagem dos alunos, pois conseguiram associar diversas partes do conteúdo e sintetizar o tema relacionado a um dos maiores problemas de saúde da atualidade – infarto do miocárdio.Downloads
Edição
Seção
Comunicações Orais