Toxinas de cianobactérias e microalgas marinhas: um desafio para a ecotoxicologia aquática

Autores/as

  • Manildo Marcião de Oliveira
  • Moacelio Veranio Silva Filho
  • Jayme da Cunha Bastos
  • Maria Helena Campos Baeta Neves

Palabras clave:

Toxinas. Cianobactéria. Algas nocivas.

Resumen

O objetivo desta revisão é de chamar a atenção para o crescente número de metabólitos secundários produzidos por microrganismos em ambientes aquáticos. Em especial pelas cianobactérias e pelas microalgas marinhas. O primeiro grupo é produtor de toxinas que têm por alvo o fígado, os nervos e a pele. As cianobactérias são as maiores responsáveis por eventos de intoxicação em ambientes aquáticos epicontinentais. Em ambientes marinhos, microalgas eucariotas como as diatomáceas e principalmente os dinoflagelados são produtores de ampla variedade de ficotoxinas. Ficotoxinas são causadoras de síndromes após consumo de mexilhão contaminado ou intoxicação ciguatérica por consumo de peixe (CFP). O quadro atual sinaliza atenção, pois muitas florações ocorrem sem notificação, o que impede importantes estudos sobre a história de florações sazonais. Aspectos metodológicos e de mão de obra qualificada também dificultam diagnósticos mais precisos sobre as florações. A cooperação entre profissionais com distintas formações como taxonomistas, químicos, biólogos e engenheiros ambientais é a base para estudos ecotoxicológicos que possam avaliar o risco destas florações e sugerir adaptações na legislação ambiental.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Manildo Marcião de Oliveira
    Núcleo de Pesquisa em Gestão Ambiental – Unidade de Pesquisa e Extensão Agro-Ambiental – Instituto Federal Fluminense - IFF campus Campos Centro.
  • Moacelio Veranio Silva Filho
    Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca - ENSP/Fundação Oswaldo Cruz – FIOCRUZ
  • Jayme da Cunha Bastos
    Laboratório de Bioquímica Toxicológica – IBRAG – Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ
  • Maria Helena Campos Baeta Neves
    Departamento de Oceanografia Biológica – Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira - IEAPM

Número

Sección

Artigos originais

Cómo citar

Toxinas de cianobactérias e microalgas marinhas: um desafio para a ecotoxicologia aquática. Boletim do Observatório Ambiental Alberto Ribeiro Lamego, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 57–80, 2011. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/boletim/article/view/2177-4560.20100003.. Acesso em: 21 nov. 2024.

Artículos más leídos del mismo autor/a