Possível Influência do Fenômeno Climático Oceânico-Atmosférico El Niño Oscilação Sul (ENOS) sobre a Precipitação Acumulada Mensal em Campos dos Goytacazes, RJ, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.19180/2177-4560.v13n12019p79-99Palavras-chave:
ENOS, Precipitação, Norte Fluminense, TeleconexõesResumo
Este estudo se baseia na hipótese de existir alguma relação entre o fenômeno climático oceânico-atmosférico El Niño Oscilação Sul (ENOS) e o comportamento do clima no município de Campos dos Goytacazes, situado ao norte do estado do Rio de Janeiro, na Região Sudeste do Brasil, no que se refere aos valores de precipitação acumulada mensal. Para isso, foram analisadas seis estações distribuídas no município de Campos dos Goytacazes/RJ, sendo uma estação climatológica e cinco estações pluviométricas. Foi também utilizado o banco de dados fornecidos pela NOAA, no qual é possível observar valores de TSM na porção sul-oriental do Oceano Pacífico, de modo a identificar os períodos de ocorrência do fenômeno oceânico-atmosférico ENOS e relacioná-los com os dados climatológicos de precipitação acumulada mensal no município de Campos dos Goytacazes/RJ cedidos por duas plataformas on-line: Banco de Dados Meteorológicos para Ensino e Pesquisa (BDMEP), desenvolvida pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET); e HidroWEB, desenvolvida pela Agência Nacional de Águas (ANA). Por fim, foi elaborada uma planilha com o intuito de relacionar os períodos de eventos ENOS mais intensos com uma distribuição dos valores de precipitação acumulada mensal nas seis estações climatológicas mencionadas anteriormente, tendo como recorte temporal o período entre os anos de 1961 e 2016. Após uma análise desses dados utilizando métodos estatísticos, percebeu-se que, a princípio, não foi possível obter clara evidência de relação entre a ocorrência de fenômeno ENOS e o comportamento dos valores de precipitação acumulada mensal em Campos dos Goytacazes/RJ nesse recorte temporal, ainda que o resultado da linha de tendência do diagrama de dispersão apontasse para que maiores valores de precipitação acumulada mensal ocorressem durante episódios de La Niña. Entretanto, estudos devem continuar sendo realizados para uma melhor compreensão acerca do ENOS e de seus possíveis efeitos na Região Sudeste brasileira, visto que essa relação ainda não está muito clara para a comunidade científica.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores do manuscrito submetido ao Boletim do Observatório Ambiental Alberto Ribeiro Lamego, representados aqui pelo autor correspondente, concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem sem ônus financeiro ao Boletim do Observatório Ambiental Alberto Ribeiro Lamego o direito de primeira publicação.
Simultaneamente o trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite copiar e redistribuir os trabalhos por qualquer meio ou formato, e também para, tendo como base o seu conteúdo, reutilizar, transformar ou criar, com propósitos legais, até comerciais, desde que citada a fonte.
Os autores não receberão nenhuma retribuição material pelo manuscrito e a Essentia Editora irá disponibilizá-lo on-line no modo Open Access, mediante sistema próprio ou de outros bancos de dados.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada no Boletim do Observatório Ambiental Alberto Ribeiro Lamego (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior à primeira publicação do artigo pelo Boletim do Observatório Ambiental Alberto Ribeiro Lamego.
A Essentia Editora poderá efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, contando com a anuência final dos autores.
As opiniões emitidas no manuscrito são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es).