Diversificação de fontes geradoras da matriz elétrica brasileira: identificação e análise de trabalhos relacionados através de um estudo bibliométrico
DOI:
https://doi.org/10.19180/2177-4560.v16n12022p23-41Palavras-chave:
Diversificação, Fontes geradoras, Matriz elétrica brasileira, BibliometriaResumo
O setor elétrico é fundamental para o desenvolvimento de um país, e por isso requer constante atenção e consequente planejamento. É quase impossível imaginar uma possibilidade de gerar crescimento econômico e melhora da qualidade de vida da sociedade, sem o fornecimento energético correspondente aos níveis de crescimento. Neste sentido os estudos científicos são primordiais para este setor, principalmente no que se refere a tomada de decisões. Desta maneira a presente pesquisa tem objetivo de sacar estudos de temas relacionados à diversificação de fontes geradoras da Matriz Elétrica Brasileira - MEB. Para tal foi realizado um estudo bibliométrico na base Scopus utilizando palavras-chave relacionadas ao tema, a fim de obter um conjunto de produções acadêmicas da área. Uma amostra de cento e nove estudos foi relacionada, apresentando cronologia das produções científicas, periódicos e autores maior número de publicações relacionadas e publicações mais citadas. Por fim mostrando que o tema tem carência de pesquisas.Downloads
Referências
ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica. BIG: Banco de Informações de Geração. Disponível em: <http://www.aneel.gov.br/>. Acesso em: 14/mar/2020.
ARAÚJO, R. F.; ALVARENGA, L. A bibliometria na pesquisa científica da pós-graduação brasileira de 1987 a 2007. Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da informação, Florianópolis, v. 16, n. 31, p. 51-70, 2011.
ASSAD, L. Matriz energética diversificada é opção mais segura para o país. Cienc. Cult. [online]. 2011, vol.63, n.2, p. 6-8. Disponível em: <http://cienciaecultura.bvs.br/scielo>. Acesso em: 22/mar/2020.
CHUEKE, G. V.; AMATUCCI, M. O que é bibliometria? Uma introdução ao Fórum. Internext, São Paulo, v. 10, n. 2, p. 1-5, 2015.
COSTA, T. et al. A Bibliometria e a Avaliação da Produção Científica: indicadores e ferramentas. In: CONGRESSO NACIONAL DE BIBLIOTECÁRIOS, ARQUIVISTAS E DOCUMENTALISTAS, 11., 2012, Lisboa. Anais [...]. Disponível em: https://www.bad.pt/publicacoes/index.php/congressosbad/article/view/429. Acesso em: 20/mar/2020.
ELSEVIER (Brasil). Guia de referência rápida: Scopus. 2015. Disponível em: https://www.periodicos.capes.gov.br/images/documents/Scopus_Guia%20de%20refer%C3%AAncia%20r%C3%A1pida_10.08.2016.pdf. Acesso em: 11/abr/2020.
ELSEVIER. Scopus. 2019. Disponível em: https://www.elsevier.com/__data/assets/pdf_file/0017/114533/Scopus_GlobalResearch_Factsheet2019_FINAL_WEB.pdf. Acesso em: 20/mar/2020.
GOLDEMBERG, J.; MOREIRA, J. R Política energética no Brasil. Revista Estudos Avançados, v. 19. n.55, 2005. Disponível em: <http://www.scielo.br/>. Acesso em: 15/mar/2020.
SILVA, E. L.; MENEZES, E. M. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. 4. ed. Florianópolis: UFSC, 2005. Disponível em: <https://projetos.inf.ufsc.br/arquivos/Metodologia_de_pesquisa_e_elaboracao_de_teses_e_dissertacoes_4ed.pdf> Acesso em: 10/mar/2020.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Donisete da Silva Pereira, Romeu e Silva Neto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores do manuscrito submetido ao Boletim do Observatório Ambiental Alberto Ribeiro Lamego, representados aqui pelo autor correspondente, concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem sem ônus financeiro ao Boletim do Observatório Ambiental Alberto Ribeiro Lamego o direito de primeira publicação.
Simultaneamente o trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite copiar e redistribuir os trabalhos por qualquer meio ou formato, e também para, tendo como base o seu conteúdo, reutilizar, transformar ou criar, com propósitos legais, até comerciais, desde que citada a fonte.
Os autores não receberão nenhuma retribuição material pelo manuscrito e a Essentia Editora irá disponibilizá-lo on-line no modo Open Access, mediante sistema próprio ou de outros bancos de dados.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada no Boletim do Observatório Ambiental Alberto Ribeiro Lamego (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior à primeira publicação do artigo pelo Boletim do Observatório Ambiental Alberto Ribeiro Lamego.
A Essentia Editora poderá efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, contando com a anuência final dos autores.
As opiniões emitidas no manuscrito são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es).