A educação profissional técnica de nível médio no território fluminense e o enfrentamento da crise ecológica
DOI:
https://doi.org/10.19180/2177-4560.v19n12025p79-102Palavras-chave:
Formação humana, Crise ecológica, Educação Profissional, Formação de Nível Técnico, Estado do Rio de JaneiroResumo
Apesar dos alertas emitidos sobre as graves consequências advindas do uso inadequado dos recursos naturais desde o século XIX, chegamos à terceira década do século XXI utilizando modelos produtivos ainda fundamentados no uso irracional desses bens. Mas se os alertas não foram suficientes para a realização das mudanças socioprodutivas necessárias, a intensificação das adversidades relacionadas à crise socioecológica no primeiro quartel do século XXI vêm assustando populações de diferentes territórios do planeta. Neste contexto, e com o objetivo de contribuir com a organização e com a gestão da oferta de cursos de educação profissional no estado do Rio de Janeiro, este estudo apresenta dados relacionados aos cursos técnicos que registraram matrículas no território fluminense no período 2019-2023 e que apresentam, entre as suas finalidades, a formação de trabalhadores comprometidos com a proteção dos ecossistemas do planeta e qualificados para o enfrentamento das consequências da crise ecológica. As análises realizadas demonstraram a inexistência ou os reduzidos registros de matrículas em cursos estratégicos, além da baixa capilaridade territorial da oferta, indicando uma insuficiente oferta desses cursos no território fluminense.Downloads
Referências
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