Infraestrutura de abastecimento de água em Tanguá: desafios para a universalização e seus impactos na saúde pública

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19180/2177-4560.v19n22025p3-12

Palavras-chave:

Água potável, Segurança hídrica, Alocação de Água

Resumo

Este trabalho analisa os desafios da universalização do acesso à água potável no município de Tanguá, no estado do Rio de Janeiro, com base em uma abordagem quantitativa e utilizando dados secundários. A pesquisa revela que uma parte significativa da população local ainda enfrenta dificuldades de acesso à água potável, especialmente em áreas rurais e de difícil acesso. Além disso, o estudo destaca a disparidade entre as regiões urbanas e rurais no que diz respeito à infraestrutura de saneamento, evidenciando que as áreas periféricas são as mais afetadas. Foram analisados indicadores de acesso à água, qualidade da água fornecida, além de taxas de internação por doenças de veiculação hídrica. A partir dos resultados, sugere-se a necessidade de maiores investimentos em infraestrutura, políticas públicas mais eficazes e a realização de novas pesquisas, incluindo o uso do método IQA e entrevistas com moradores, para melhorar o abastecimento de água no município.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Antônio Cláudio Moura Ferreira de Souza, Instituto Federal Fluminense
    Advogado, mestrando em Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (IFF - PROFNIT).
  • Pedro Peixoto Gjorup, Instituto Federal Fluminense
    Graduando em Engenharia Ambiental no IFF-Guarus.
  • Anderson dos Santos Vidal, Instituto Federal Fluminense
    Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (IFF - PROFNIT).Servidor no Instituto Federal Fluminense.
  • Vicente de Paulo Santos de Oliveira, Instituto Federal Fluminense
    Doutorado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa. Professor Titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense.

Referências

BRASIL. Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador. Diretriz para atuação em situações de surtos de doenças e agravos de veiculação hídrica. Brasília, DF, 2018.

UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Relatório mundial das Nações Unidas sobre desenvolvimento dos recursos hídricos 2018: soluções baseadas na natureza para a gestão da água. Paris, 2018.

EDSON GUIMARÃES, SciELO: Na contramão dos objetivos do desenvolvimento sustentável: avaliação da pobreza hídrica na região estuarina do Rio Macaé. Saúde e Sociedade – Portal de Revistas da USP, Rio de Janeiro, Brazil, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-12902020190070

ROBERTO NAIME, Má gestão de água e desperdício de recursos hídricos. EcoDebate, 2023. Disponível em: https://www.ecodebate.com.br/2016/04/22/ma-gestao-de-agua-e-desperdicio-de-recursos-hidricos-artigo-de-roberto-naime/.

GUEDES ANDERSON; TAVARES LARYSSA; MARQUES MARIA; MOURA SAMUE; SOUZA MILENA, Tratamento da água na prevenção de doenças de veiculação hídrica. Journal of Medicine and Health Promotion:, [S.L.], 2017.

PAINEL SANEMANETO BRASIL – ITABORAÍ. Painel Saneamento Brasil. Disponível em: https://www.painelsaneamento.org.br/localidade?id=330190. Acesso em: 25 de janeiro de 2023.

RH V - COMITÊ DA REGIÃO HIDROGRÁFICA DA BAÍA DE GUANABARA E DOS SISTEMAS LAGUNARES DE MARICÁ E JACAREPAGUÁ. INEA – Instituto estadual do ambiente. Disponível em: http://www.inea.rj.gov.br/ar-agua-e-solo/os-comites/. Acesso em: 05 de junho de 2023.

SUBCOMITÊ DE JACARÉPAGUÁ. CBH Baía de Guanabara. Disponível em: CBH Baia de Guanabara (comitebaiadeguanabara.org.br). Acesso em: 05 de junho de 2023.

ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL DA BACIA DO RIO MACACU. INEA – Instituto estadual do ambiente. Disponível em: http://www.inea.rj.gov.br/biodiversidade-territorio/conheca-as-unidades-de-conservacao/apa-da-bacia-do-rio-macacu/. Acesso em: 06 de junho de 2023.

Downloads

Publicado

10-12-2025

Como Citar

Infraestrutura de abastecimento de água em Tanguá: desafios para a universalização e seus impactos na saúde pública. Boletim do Observatório Ambiental Alberto Ribeiro Lamego, [S. l.], v. 19, n. 2, p. 3–11, 2025. DOI: 10.19180/2177-4560.v19n22025p3-12. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/boletim/article/view/23477.. Acesso em: 14 dez. 2025.