Recanto do Cinema: Cultura Audiovisual na Periferia

Autores

  • Josias José Freire Junior Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília
  • Bárbara de Barros Fonseca Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB)
  • Diego Azevedo Sodré Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB)
  • Leonardo Barbosa Rossato Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB)
  • Luiz Guilmerme Burlamaqui Soares Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB)

DOI:

https://doi.org/10.19180/2447-8180.v4n12020p175-184

Palavras-chave:

Educação, Cinema, Cineclube, Comunidade, Escola

Resumo

A linguagem audiovisual em geral e, especificamente, o cinema, possui uma relevância amplamente reconhecida em contextos educacionais, sejam formais ou não formais. Como experiência de encontro e alteridade, crítica e reflexão, o cinema pode ressignificar na escola a experiência de aprender e ensinar. Apresenta-se, pois, um relato de experiência do Projeto de extensão Recanto do Cinema: Cultura Audiovisual na Periferia, desenvolvido no Instituto Federal de Brasília, em 2019. O objetivo do Projeto foi proporcionar um ambiente de aprendizagem crítica e criativa por meio da relação entre escola e comunidade, através da prática de exibição audiovisual que caracteriza o cineclube. A relação entre escola e comunidade se mostrou significativa no contexto deste projeto, ressaltando o caráter formativo e transformador do audiovisual, tanto para escola quanto para a comunidade atendida. Como resultados alcançados pelo projeto, destaca-se a importante integração escola-comunidade. Especialmente para os envolvidos na execução do projeto, o Recanto do Cinema representou uma oportunidade singular de vivenciar os potenciais formativos e transformadores da extensão, bem como os muitos e relevantes significados do audiovisual para a educação.

Biografia do Autor

  • Josias José Freire Junior, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília
    Doutor em História. Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB).
  • Bárbara de Barros Fonseca, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB)
    Mestra em Filosofia. Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB)
  • Diego Azevedo Sodré, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB)
    Mestre em Sociologia. Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB).
  • Leonardo Barbosa Rossato, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB)
    Mestre em Filosofia. Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB).
  • Luiz Guilmerme Burlamaqui Soares, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB)
    Doutor em História. Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB).

Downloads

Publicado

16-09-2020

Edição

Seção

Relato de experiência