Recanto do Cinema: Cultura Audiovisual na Periferia
DOI:
https://doi.org/10.19180/2447-8180.v4n12020p175-184Palavras-chave:
Educação, Cinema, Cineclube, Comunidade, EscolaResumo
A linguagem audiovisual em geral e, especificamente, o cinema, possui uma relevância amplamente reconhecida em contextos educacionais, sejam formais ou não formais. Como experiência de encontro e alteridade, crítica e reflexão, o cinema pode ressignificar na escola a experiência de aprender e ensinar. Apresenta-se, pois, um relato de experiência do Projeto de extensão Recanto do Cinema: Cultura Audiovisual na Periferia, desenvolvido no Instituto Federal de Brasília, em 2019. O objetivo do Projeto foi proporcionar um ambiente de aprendizagem crítica e criativa por meio da relação entre escola e comunidade, através da prática de exibição audiovisual que caracteriza o cineclube. A relação entre escola e comunidade se mostrou significativa no contexto deste projeto, ressaltando o caráter formativo e transformador do audiovisual, tanto para escola quanto para a comunidade atendida. Como resultados alcançados pelo projeto, destaca-se a importante integração escola-comunidade. Especialmente para os envolvidos na execução do projeto, o Recanto do Cinema representou uma oportunidade singular de vivenciar os potenciais formativos e transformadores da extensão, bem como os muitos e relevantes significados do audiovisual para a educação.Publicado
16-09-2020
Edição
Seção
Relato de experiência