Projeto Siminino enquanto espaço de formação de professores, investigação e experimentação de pedagogias libertadoras do Teatro

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.19180/2447-8180.v4n12020p25-38

Palabras clave:

pedagogia do teatro, formação de professores, extensão universitária, ensino de Arte

Resumen

O presente trabalho analisa o projeto de extensão Siminino - Teatro para infância e juventude nos aspectos de sua inserção no ambiente escolar e dos impactos da participação no projeto formação dos bolsistas e voluntários. Sob a tese freireana da inexistência da imparcialidade, os autores investigam ainda a Pedagogia do Teatro experimentada durante as atividades do projeto enquanto potência libertadora baseada no diálogo entre corpos e espaços.

Biografía del autor/a

  • Maria Siqueira Queiroz de Carvalho, IFF
    Atriz pela ETET Martins Penna, licenciada em Teatro e mestranda em ensino das Artes Cênicas pela Unirio e professora de Artes- Teatro do Instituto Federal Fluminense onde atua no ensino médio integrado e na licenciatura em Teatro, além de coordenar o projeto de extensão Siminino - Teatro para infância e juventude.
  • Júlia Ribeiro da Silva, Instituto Federal Fluminense
    Licencianda em Teatro pelo IFF, Júlia é também tatuadora e atriz.
  • Vinícius Ferreira Carvalho, Instituto Federal Fluminense
    Licenciando em Teatro pelo IFF, Vicícius é também dançarino.

Publicado

16-09-2020

Número

Sección

Artigo original