A educação em saúde para além dos muros do Instituto Federal Fluminense
DOI:
https://doi.org/10.19180/2447-8180.v4n12020p217-227Palabras clave:
Educação em Saúde, Lúdico, AdolescenteResumen
Trata-se de um estudo descritivo de abordagem qualitativa, tipo relato de experiência, com objetivo descrever a experiência da sessão de educação em saúde aos alunos adolescentes do ensino médio no Colégio Estadual Maria da Conceição Pereira Pinto. A realização desta proposta pedagógica em saúde extencionista surge do exitoso projeto piloto de educação em saúde aos alunos do Instituto Federal Fluminense. Neste projeto foram trabalhados temáticas escolhidas pelo público juvenil apoiadas no lúdico e da arte. A experiência pedagógica lúdica em saúde fora dos muros institucionais, despertou entre seus pares interesse de aprender brincando. Marcadas pelo ineditismo e norteadas pela recreação as sessões produziram conhecimento oportuno para aquisição de normas de comportamentos saudáveis. A arte e o lúdico são facilitadores para o ensino em saúde, já que estabelece vínculo e derruba barreiras que distanciam os profissionais de saúde e adolescentes com foco no equilíbrio biopsicossocial juvenil. A estratégia pedagógica do discente reorganiza o pensar e fazer saúde na escola, ao produzir o saber, previne comportamento de riscos, frente as vulnerabilidades vivenciadas, e transforma o indivíduo em protagonista do autocuidado.Descargas
Publicado
16-09-2020
Número
Sección
Relato de experiência