Cenas do projeto de extensão LPMAT: um relato de experiência

Autores/as

  • Magda Renata Marques Diniz IFRN
  • José Vilani de Farias IFRN

DOI:

https://doi.org/10.19180/2447-8180.v5n2021p76-88

Palabras clave:

Projeto de Extensão., Ensino de Língua Portuguesa., Ensino de Matemática., Processo Seletivo do IFRN.

Resumen

Este trabalho apresenta uma experiência desenvolvida no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) por meio do projeto de extensão “Pro-Matemática/Língua Portuguesa-IF”, destinado aos discentes do 9º ano de escolas públicas do município de Canguaretama. Esse projeto teve como objetivo auxiliar o ingresso dos discentes que pretendiam estudar no Ensino Médio Integrado à Educação Profissional do IFRN além de corroborar o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem das aulas de Língua Portuguesa e de Matemática desses alunos em suas escolas. As atividades foram desenvolvidas por meio de aulas expositivas, resoluções de provas anteriores e atividades de familiarização com o IFRN, as quais apresentavam os espaços e a comunidade escolar aos estudantes. Acredita-se, então, que essa aproximação seja importante para estimular a autoconfiança e a motivação dos candidatos nos estudos. Como um dos resultados, o projeto demostrou que pode contribuir com o desempenho escolar dos envolvidos, sendo a aprovação alcançável no Exame de Seleção.

Biografía del autor/a

  • Magda Renata Marques Diniz, IFRN
    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Natal/RN – Brasil. E-mail: magda.diniz@ifrn.edu.br  
  • José Vilani de Farias, IFRN
    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Natal/RN – Brasil. E-mail: vilani.farias@ifrn.edu.br  

Publicado

15-10-2021

Número

Sección

Relato de experiência