A inserção da Extensão nas práticas, currículos e projetos pedagógicos da educação superior pública brasileira: reflexões tentativas sobre os impactos na formação do estudante e na transformação social

Autores/as

  • Ivan Vasconcelos Figueiredo UFSJ

DOI:

https://doi.org/10.19180/2447-8180.v5n2021p9-21

Palabras clave:

Extensão., Creditação., Curricularização da Extensão., Educação superior pública., Transformação social.

Resumen

Neste ensaio, debatemos sobre os impactos nos percursos formativos dos discentes e as transformações sociais decorrentes da inserção da Extensão nas práticas, currículos e projetos pedagógicos da educação superior pública brasileira. Propomos que o exercício da indissociabilidade no e a partir dos cursos de graduação, em especial, na vinculação processual das dimensões da Extensão e do Ensino, tende a: proporcionar uma formação mais integral, humanística e cidadã aos discentes envolvidos; contribuir para a ruptura da linha abissal que separa os sujeitos, as práticas, os saberes e os conhecimentos; em longo prazo, auxiliar no desenvolvimento de uma democracia justa socialmente.

Biografía del autor/a

  • Ivan Vasconcelos Figueiredo, UFSJ
    Doutor em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor adjunto na Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ). E-mail: ivanfigueiredo@gmail.com

Publicado

14-10-2021