Oficina multimetodológica de botânica como ação extensionista para atualização docente
DOI:
https://doi.org/10.19180/2447-8180.v4n12020p272-287Palavras-chave:
Atualização docente, Botânica, Metodologias didáticasResumo
Este artigo tem por objetivo descrever a experiência de uma ação extensionista de projetos de extensão do Instituto Federal Fluminense campus Campos Centro para atualização de docentes do Ensino Fundamental de escolas públicas de Campos dos Goytacazes/RJ. Desta forma, foi desenvolvida uma oficina sobre Botânica empregando múltiplas metodologias didáticas (discussão de artigos, experimento, jogo, modelo didático e mapa mental). Como desdobramentos, verificamos que os docentes participaram ativamente de todas as metodologias propostas sempre curiosos e motivados. Dados obtidos pelo questionário avaliativo diagnóstico aplicado após a oficina indicam que as expectativas dos docentes com a oficina foram atendidas sendo que, 76,9% afirmaram estar muito satisfeitos com os conceitos teóricos de botânica abordados, enquanto 92,3% declararam estar muito satisfeitos em relação à contribuição da oficina para sua prática docente. Acreditamos que as atividades potencializaram a atualização docente à medida que a oficina constituiu-se num espaço para proposição/vivenciamento de metodologias didáticas diversas, além da discussão sobre a necessidade de uma prática docente reflexiva e relacionada à realidade dos alunos.Publicado
16-09-2020
Edição
Seção
Relato de experiência