Desenvolvimento de experimentos para o ensino de mecânica clássica
DOI:
https://doi.org/10.19180/2447-8180.v4n12020p263-271Palavras-chave:
Ensino de física, Experimentos, Educação científicaResumo
O presente trabalho se trata de uma proposta de construção de experimentos de física para serem utilizados como ferramenta de ensino no curso técnico em mecânica concomitante da Unidade de Formação Cordeiro do Instituto Federal Fluminense (IFF), que pertence ao campus Santo Antônio de Pádua. O objetivo é demonstrar que as atividades práticas são de fundamental importância no processo de ensino aprendizagem, fazendo com que o aluno aprenda, compreenda e fortaleça todo conhecimento adquirido. O trabalho foi dividido em etapas, que compreendeu em: escolha dos experimentos, construção, aplicação em sala de aula e as ações extensionistas. Na confecção dos experimentos foram utilizados materiais de baixo custo e reutilizados, assegurando o aspecto sustentável do projeto. O público alvo do trabalho foram os alunos da rede pública estadual e municipal de Cordeiro que visitaram o IFF Cordeiro na 1ª Semana de Integração, em junho de 2019, além de profissionais da educação que participaram de atividades como oficinas e mesa redonda de divulgação do projeto. Durante os experimentos desenvolvidos os alunos demonstraram empolgação e interesse, ambos observados através do dinamismo da apresentação e entrosamento entre os discentes.Publicado
16-09-2020
Edição
Seção
Relato de experiência