Programa de Educação Ambiental do Sistema Campo Limpo: Responsabilidade Compartilhada: o Aluno como Protagonista

Autores

  • Giovane Leal de Souza Silva Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Marcela Brite Alfaiate Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • Larissa Bahiense Pereira Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • Herval Pereira Duarte
  • Carlos Frederico de Menezes Veiga Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Silvério de Paiva Freitas Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

DOI:

https://doi.org/10.19180/2447-8180.v6n2023p70-82

Palavras-chave:

Ensino, Reciclagem, Resíduos sólidos, Sustentabilidade

Resumo

O Programa de Educação Ambiental Campo Limpo apoia instituições de ensino com conteúdos curriculares relacionados ao meio ambiente, com o objetivo de conscientizar professores e alunos do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental para a responsabilidade compartilhada na gestão sustentável de embalagens vazias e resíduos sólidos, e estimular o protagonismo dos alunos em práticas de consumo consciente para a não geração de resíduos sólidos, bem como para a disposição final adequada de rejeitos. A metodologia utilizada é a distribuição anual de kits de educação ambiental a escolas públicas e privadas. Os kits compreendem o caderno do professor, pôsteres temáticos e jogo colaborativo. No Rio de Janeiro, em 2019, foram 12 escolas participantes, compreendendo os municípios de Campos dos Goytacazes, Cardoso Moreira, São João da Barra e São José de Ubá. Foram ministradas palestras para a formação da consciência ambiental dos alunos, abordando o desafio dos resíduos sólidos a partir da noção de “responsabilidade compartilhada”. Ao final do ciclo de palestras, os alunos participaram do concurso de desenho (4º ano) e redação (5º ano), trabalhando o tema: “Como posso fazer a minha parte na gestão de resíduos”, onde os melhores foram premiados.

Biografia do Autor

  • Giovane Leal de Souza Silva, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
    Engenheiro Agrônomo, pesquisador e extensionista da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) – Campos dos Goytacazes/RJ – Brasil. E-mail: giovanelealufruralrj@gmail.com.
  • Marcela Brite Alfaiate, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
    Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) – Campos dos Goytacazes/RJ – Brasil. E-mail: laribahiense@live.com.
  • Larissa Bahiense Pereira, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
    Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) – Campos dos Goytacazes/RJ – Brasil. E-mail: laribahiense@live.com.
  • Herval Pereira Duarte
    Técnico em agropecuária, técnico da Central de Recolhimento do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (InpEV) em Campos dos Goytacazes/RJ – Brasil. E-mail: hervalp@hotmail.com.
  • Carlos Frederico de Menezes Veiga, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
    Doutor em Produção Vegetal pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2000). Engenheiro Agrônomo e pesquisador aposentado da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) – Campos dos Goytacazes/RJ – Brasil. E-mail: cfveiga@yahoo.com.br.
  • Silvério de Paiva Freitas, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
    Doutor em Fitotecnia (Produção Vegetal) pela Universidade Federal de Viçosa (1997). Professor Titular da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) – Campos dos Goytacazes/RJ – Brasil. E:mail: silverio@uenf.br.

Downloads

Publicado

12-05-2023

Edição

Seção

Relato de experiência