A problemática dos lugares de memória no contexto pandêmico: relato do Centro de Memória do Campus Bom Jesus do Itabapoana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19180/2447-8180.v6n2023p83-97

Palavras-chave:

Centro de Memória, Lugares de Memória, Pandemia de covid-19

Resumo

O conceito “lugares de Memória”, cunhado por Pierre Nora, é um clássico de referência para as instituições que se comprometem com a preservação e divulgação de fontes arquivísticas. Escrito como um relato de experiência, este texto tem por objetivo debater os impactos da pandemia do covid-19 nos anos de 2020-2021 no Centro de Memória do Campus Bom Jesus do Itabapoana, entendido como um lugar de memória dentro do Instituto Federal Fluminense. Ao descortinar os desafios impostos pela conjuntura histórica, pretende-se verificar as adaptações e ações desenvolvidas pelo projeto no período proposto. Em um momento tão singular da História recente, almeja-se, por fim, criar uma memória para as próximas gerações do projeto.

Biografia do Autor

  • Fabrício Luiz Pereira, Instituto Federal Fluminense
    Mestre em História pela Universidade Federal de Ouro Preto. Professor de História no Instituto Federal Fluminense e Coordenador do Centro de Memória do Campus Bom Jesus do Itabapoana/RJ – Brasil. E-mail: fabricio.l.pereira@iff.edu.br.
  • Erika Fonseca de Azevedo Vieira, Instituto Federal Fluminense
    Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal Fluminense. Jornalista no Campus Bom Jesus do Itabapoana/RJ – Brasil. E-mail: erika.vieira@iff.edu.br.
  • Jonatas Torres Sousa
    Técnico em Informática pelo Instituto Federal Fluminense Campus Bom Jesus do Itabapoana. Bolsista do Centro de Memória entre 2020-2021. Graduando em Tecnologia de análise e desenvolvimento de sistemas no Instituto Federal do Espírito Santo Campus Alegre/ES – Brasil. E-mail: jonatassousa622@gmail.com

Downloads

Publicado

12-05-2023

Edição

Seção

Relato de experiência