Comparação dos níveis de capital cultural herdado da família entre egressos cotistas e não cotistas das universidades federais brasileiras
Abstract
O objetivo da pesquisa foi comparar os níveis de capital cultural herdado da família entre egressos cotistas e não cotistas dos cursos de graduação das universidades federais brasileiras. Para tanto, aplicamos um questionário eletrônico a uma expressiva amostra final de 11.458 egressos, de 248 cursos de graduação, de todas as áreas do conhecimento, de 18 universidades federais e das cinco regiões do país. Criamos os níveis de capital cultural dos egressos a partir de uma combinação de variáveis como escolaridade dos pais e frequência de consumo de bens culturais antes da entrada na universidade. Comparamos as médias obtidas entre egressos cotistas e não cotistas por meio do Teste t de Student. Os resultados sugerem que egressos cotistas possuem menores níveis de capital cultural herdado da família antes de entrarem na universidade do que os egressos não cotistas, destacando a relevância da política de cotas para inclusão sociocultural dos estudantes cotistas.Downloads
Published
19-06-2023
Issue
Section
Apresentação Oral - Educação e Ciências Sociais