Atividade experimental não-convencional usando smartphones para o monitoramento do campo magnético
Resumo
A Base Nacional Comum Curricular preconiza, entre outras habilidades específicas para as Ciências da Natureza, claro direcionamento para o desenvolvimento de habilidades em análise de gráficos e sua comunicação. A investigação científica é uma competência bastante considerada desse documento. O estímulo à cultura das descobertas se mostra bastante atual e torna oportuna a proposição de meios e roteiros didáticos orientadores para a utilização de smartphones no desenvolvimento de experimentos simples pelo próprio estudante. No campo pedagógico, muito além da função em comunicação e entretenimento, smartphones são potenciais plataformas de monitoramento de variáveis físicas diversas, de forma que se torna latente propor formas, especialmente as ativas, para se usufruir desse meio observacional na realização de práticas experimentais no ensino de ciências. Este trabalho apresenta uma proposta didática com foco na exploração científica, utilizando smartphones para monitorar o campo magnético no entorno de um motor elétrico.Downloads
Publicado
19-06-2023
Edição
Seção
Apresentação Oral - Educação e Ciências Sociais