O ensino de vocabulário em uma escola pública de ensino médio

Autores

  • Mayelli Caldas de Castro

Palavras-chave:

Aprendizagem de vocabulário, Ênfase externa, Ênfase interna, Unidade lexical

Resumo

Este estudo resume o que tem sido pesquisado e proposto sobre a aprendizagem do vocabulário de língua inglesa. Mostra como os estudos evoluíram, dialeticamente, de uma ênfase externa para uma ênfase interna. Primeiro, são ressaltadas algumas idéias básicas que têm marcado o estudo do léxico. Ressalta-se, também, a oposição entre o conceito de palavra e de unidade lexical e procura-se mostrar, dentro desse jogo de oposições, a tensão que existe entre a palavra e o texto. O estudo foi realizado embasado em um teste proposto por Paul Nation a fim de comprovar o nível de conhecimento dos alunos testados.

Biografia do Autor

  • Mayelli Caldas de Castro
    Mestranda em Estudos Linguísticos, na UFES e pós-graduada em Ensino de Língua Inglesa pela mesma instituição. Também é professora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do IFES – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo

Downloads