REDES SEMÂNTICAS COMPLEXAS DE TÍTULOS DO ENSINO DE FÍSICA
Abstract
A teoria de redes, por meio da utilização dos índices da teoria das redes complexas, possibilita a construção de modelos computacionais para o estudo de padrões e previsões de atores conectados. Sendo assim, este artigo tem o objetivo de construir uma rede semântica dos títulos dos trabalhos (Stricto Sensu) realizados em Ensino de Física na década de 1996-2006. Com isto, verificar as propriedades emergentes e identificar a topologia da rede resultante. A rede semântica é construída, por meio da conexão das palavras que ocorrem nos títulos dos trabalhos, tendo sido realizado um tratamento prévio das mesmas. Diante dos resultados, há indícios de que a rede resultante apresenta o fenômeno mundo pequeno e parece seguir uma lei de potência. Percebeu-se que, pelos títulos, os trabalhos enfatizaram a formação de professores e na sequência, metodologias dos conteúdos físicos voltadas para os discentes dos diversos níveis de ensino.Downloads
Published
21-12-2018
Issue
Section
Matemática Aplicada