ESTUDO COMPARATIVO DE RIGIDEZ TORCIONAL DE UM CHASSI SPACE FRAME DO TIPO BAJA SAE
Abstract
Este trabalho simula as condições de esforços torcionais na dianteira de um protótipo Baja SAE durante a passagem por terrenos acidentados, avaliando a rigidez torcional da estrutura e otimizando seus pontos críticos. No método de análise, a modelagem da geometria foi realizada no software Autodesk Inventor® e a modelagem matemática no software Ansys®. Preparando a análise, foram aplicados os parâmetros da malha em elementos finitos bem como as cargas torcionais e as condições de contorno, na estrutura original e em uma outra versão com a adição de elementos treliçados. Como resultados, a rigidez da estrutura modificada atingiu um ganho de 69,84%, no valor de 1169,2 N.m/º, aceitável dentro da literatura, bem como as frequências naturais aumentaram 5,21%, mostrando o estudo modal como outra alternativa de complementar o estudo de rigidez.Downloads
Published
22-12-2018
Issue
Section
Ciência dos Materiais