UMA ABORDAGEM HÍBRIDA PARA A RESOLUÇÃO DO PROBLEMA DO RODÍZIO DE TRIPULAÇÕES

Autores/as

  • Matheus Guedes Vilas Boas Universidade Federal de Ouro Preto, Departamento de Computação - Ouro Preto, MG, Brasil

Resumen

 Este trabalho lida com a resolução do Problema do Rodizio de Tripulações (PRT). Considerando um horizonte de planejamento de sete semanas, o problema considera a minimização do numero de tripulações e a minimização do somatório das horas extras e horas ociosas de cada funcionário. Para resolução do PRT, uma abordagem híbrida ´e proposta, combinando um modelo de programação inteira (PI) e a metaheurística Busca em Vizinhança Variável (VNS). O modelo exato lida com a alocação de tripulações `as jornadas nos dias ´uteis, enquanto que a metaheurística VNS lida com esta alocação aos sábados e domingos. Os experimentos computacionais avaliam o desempenho da abordagem proposta em relação `a duas bases de dados geradas aleatoriamente e os resultados encontrados s˜ao melhores do que os resultados encontrados em outro trabalho da literatura, no que tange ao tempo computacional gasto.

Biografía del autor/a

  • Matheus Guedes Vilas Boas, Universidade Federal de Ouro Preto, Departamento de Computação - Ouro Preto, MG, Brasil
    Universidade Federal de Ouro Preto, Departamento de Computação - Ouro Preto, MG, Brasil

Publicado

22-12-2018